Para você que tem a base como sua queridinha diária, sabemos muito bem que base não tem só função de maquiagem, hoje a base tem um papel de tratamento, como, por exemplo de uniformizar o tom de pele, cobrir pequenas imperfeições, auxiliar no controle de oleosidade e ainda proteger dos danos solares. Porém, a parte difícil é encontrar, no meio de tantas opções, o tom ideal para a nossa pele, e é sobre isso que iremos falar nessa matéria.
No universo da maquiagem, as marcas não trazem em seus portfólios uma nomenclatura única entre elas, algumas oferecem poucas opções de cores e outras tem muitas opções, e sempre com nomes diferentes, por conta disso temos muitas dúvidas na hora da compra.
Agora, quem nunca comprou base no tom errado? Apostando na tonalidade e no final teve uma surpresa. ( a cor estava bem diferente do tom de pele).
– Noossa!! A sensação não é das melhores.
Vamos entender mais sobre esse universo de bases?
O Brasil é um país extremamente miscigenado com diferentes tonalidades, por conta da nossa diversidade racial temos um amplo leque de tonalidades, e toda pele tem o tom e subtom.
E agora, chegamos na parte mais importante do nosso blog o tom e subtom. Compreendê-los, vai auxiliar não só a identificar a cor ideal de base, mas também de sombra, batom, roupas e acessórios.
- Incrível né? Como entender de tonalidade nos proporciona um leque de conhecimento e nos ajuda a criar a nossa melhor versão.
Ok, mas o que é Tom e Subtom ?
O tom é definido pela quantidade de melanina encontrada na pele.
A melanina é responsável pela nossa pigmentação e proteção da uv, como na foto acima, o tom é fácil de identificar, ele é dividido em tons claros, médios ou escuros.
Por não existir um padrão entre as marcas é importante conhecermos o nosso TOM de e depois o seu SUBTOM.
O subtom da pele nada mais é que a cor do presente no fundo de cor da nossa pele. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a superfície da nossa pele possui suas células transparentes, permitindo que o tom de fundo da pele acabe refletindo e dando o tom que vemos.
- Percebe que quando arrancamos uma pelinha da unha ela fica transparente?
Identificar o subtom é o aspecto mais importante para não errar no tom da base, ele é dividido em três nuances principais: quente, frio e neutro, e requer alguns testes para identificar, pois através dela entendemos a cor ideal da base.
- Separamos alguns testes que podem ajudar a encontrar o seu subtom:
1. Qual o tom da sua veia?
Já parou para analisar as cores de sua veia? Ao observar suas veias encontrar tons esverdeados e amarronzados indica que seu subtom é quente, agora, se encontrar veias de tons azul e roxa indica que seu subtom é frio.
Se encontrar tons entre verde e azul seu subtom é neutro.
Essa é a forma que mais se usa para identificar seu subtom de pele, observando as veias do pulso e pescoço.
2. Acessórios dourados ou pratas?
Já sentiu que um acessório prata ou dourado não se destacou quando você o colocou? Faça um teste para descobrir que tipo de acessório combina com você, os dourados ou os pratas, e perceba qual deles tem melhor caimento na sua pele.
Se sua pele tem melhor caimento para o dourado seu subtom é quente, porém se a prata te valorizou mais, o seu subtom é frio, e se ficou no meio termo? E ambos te valorizam? O seu subtom é neutro.
3.Como sua pele reage à exposição solar?
No momento que entramos em exposição solar por algumas horas, nossa pele tem reações diferentes.
Observando se sua pele ficar bronzeada ( alaranjada ou amarronzada ) seu subtom é quente.
Se sua pele ficar queimada ( avermelhada ) seu subtom é frio.
E se a sua pele apresentar ambas as reações, o seu subtom é neutro, pois existe um equilíbrio entre elas.
- Com o subtom identificado, agora vamos ao: Como eu escolho o tom ideal da base?
1. Dicas na hora da compra.
Na hora de comprar sua base é importante testá-la, e não é testando na mão que você vai achar o seu tom ideal.
Para aplicar a base na hora do teste: aplique na região entre a mandíbula, o pescoço e o colo, para dar o tom certo, aguarde alguns minutinhos, pois quando a base entre em contato com oxigênio ela oxida, a partir daí ela vai clarear ou escurecer (observe como ela se adapta a sua pele) a base precisa se misturar com o tom do seu pescoço ficando “imperceptível”, se possível, peça auxílio para a vendedora para confirmar se o tom ficou igual ou aproximado.
Se você faz uso do protetor solar, a região do rosto vai ser bem mais clara do restante do seu corpo, por isso o tom tem que se igualar a cor do pescoço e do colo, por fim a base vai ficar uniformizada com sua pele.
2. Ferramentas digitais são bem vindas!
Agora, se já tem a base certa de uma ou duas marcas específicas, e tem dificuldade de encontrar seu tom em outras marcas, existe uma ferramenta que vai te ajudar a não errar: o site Findation.
Esse site permite adicionar cor a de sua base e do seu corretivo e, através dessa informação, busca em outras marcas do mercado o seu tom, entregando a numeração da cor exata em diferentes marcas.
A plataforma também permite escolher a marca de sua preferência, por fim a Findation te ajuda a encontrar sua tonalidade em diferentes marcas (pra isso precisa saber seu tom exato).
– Mas nada como tirar a prova dos 30 rs, vale a pena conferir o tom de base sugerido pela plataforma em sua tonalidade real, e a Vonný disponibiliza profissionais qualificados e inúmeros testers das melhores marcas para te auxiliar nisso!
Conta pra gente, ficou alguma dúvida? Queremos muito poder te ajudar a não errar mais no seu tom de base!